Avançar para o conteúdo principal

Inflação alta derruba poder de compra, mas oferece cenário favorável a investimentos

Freepik


A inflação costuma ser vista como um vilão, seu impacto é sentido principalmente na hora do consumo. Ela está presente nas prateleiras dos supermercados e das farmácias, no menu dos restaurantes, nas mensalidades escolares e em qualquer outro estabelecimento que ofereça algum produto ou serviço.

O cálculo oficial da inflação no país é o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medido pelo IBGE. O IPCA monitora mensalmente os preços de diversas categorias de consumo, como alimentos e bebidas, despesas pessoais, habitação, saúde e educação. Em maio, por exemplo, o índice da inflação foi de 0,47%, resultando num acumulado de 4,78% desde o início do ano e de 11,73% entre junho de 2021 e maio de 2022.

“Esse percentual é o aumento médio dos preços brasileiros nos últimos 12 meses. Isso diminui o poder de compra do consumidor, mas esse é o lado ruim da história. A inflação alta pode também significar bons rendimentos”, explica Lucas Oliveira, da Atrio Investimentos. “Há ativos disponíveis no mercado possuem valorização atrelada ao IPCA, acrescida de um percentual que garante ganho real sobre a inflação”, acrescenta.

Os principais investimentos atrelados ao IPCA são os títulos públicos, NTNB’s (o chamado Tesouro IPCA+), emitidos pelo governo federal. Basicamente, comprar esses papéis significa emprestar dinheiro à União, em troca de um rendimento previamente estabelecido, adicionado à variação do IPCA. Mas também há opções de títulos de renda fixa emitidos pelos bancos, que como CDB, LCI e LCA, papéis de empresas que são as Debêntures, inclusive existem as Debêntures Incentivadas que são isentas de imposto de renda para Pessoas Físicas e opções de fundos de investimentos atrelados a inflação e Debentures Incentivadas esse último também é isentos de IR para pessoa Física).

“Essas são algumas formas de alcançar um rendimento considerável num cenário mais inflacionário como atualmente o Brasil está passando.”, salienta Lucas Oliveira. Isto, pondera, não indica que a inflação alta é positiva, mas que é possível diminuir seus impactos e potencializar os retornos dos investimentos em um cenário de maior inflação. “A elevação dos preços inibe o consumo e atinge a camada com menor renda da nossa população.

Porém entender essa dinâmica é fundamental para fazer seus investimentos terem retornos adequados reequilibrando assim o poder de compra”, explica Lucas Oliveira da Atrio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis...

Departamento do Comércio americano alerta para o risco de os estados comprarem scanners de segurança da chinesa Nuctech

Em uma recente denúncia publicada pelo portal The Daily Signal, autoridades americanas estão alertando os estados a cessar a compra de scanners de segurança da empresa chinesa Nuctech. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos expressou sérias preocupações sobre a eficácia dos equipamentos fornecidos pela empresa Nuctech, destacando que seu baixo desempenho pode resultar em uma triagem de carga menos rigorosa, aumentando o risco de proliferação de materiais nucleares e radioativos. Diante da informação, as empresas brasileiras atendidas pela Nuctech também estão em alerta, já que ela possui uma linha de montagem na cidade de Carapicuíba, no estado de São Paulo, desde 2014 e atende clientes no segmento aeroportuário, portos e governos. A Nuctech, conhecida por fornecer scanners corporais e de carga para aeroportos e portos comerciais, tem sido alvo de sanções de segurança nacional nos últimos anos. Em 2020, o Departamento de Comércio dos EUA sancionou a empresa, citando que seus equ...

You Saúde entra para o ranking de negócios em expansão

  Crédito: You Saúde Empresa foi selecionada como negócio que teve crescimento expressivo em 2022 A You Saúde foi selecionada para a 2ª edição do ranking de Negócios em Expansão 2023. O objetivo do prêmio é dar visibilidade à história de lideranças empreendedoras aos contar suas conquistas e desafios. O ranking é o maior anuário sobre o crescimento de empresas de pequeno e médio porte do Brasil. A premiação acontece na próxima-quinta-feira (27/07), em São Paulo. O presidente da You Saúde, Rodrigo Felipe, representará a empresa durante o evento. O prêmio vai mostrar as empresas brasileiras emergentes que mais conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo dos últimos meses. Neste ano, serão classificados os negócios de acordo com a evolução da receita operacional líquida em 2022. Para o presidente da empresa receber esse prêmio é motivo de muito orgulho. É sinal que estamos no caminho certo. “Nós estamos entre os planos de saúde que mais cresce no Brasil e entre as empre...