Avançar para o conteúdo principal

Automações inteligentes podem melhorar produtividade das empresas

 

freepik

As tecnologias da informação (TI) vêm avançando num ritmo alucinante. E conseguem, a cada inovação, expandir sua atuação aos diversos campos da sociedade. Atualmente, elas estão presentes na vida das pessoas e das empresas, a ponto de reunir condições até mesmo de otimizar os processos de produção, ainda que em setores conduzidos pela inteligência humana.

Não por acaso, as tecnologias de inteligência artificial já conseguem incorporar-se à Automação Robótica de Processos (RPA). Na prática, as duas ferramentas compõem uma metodologia aplicada às organizações que consiste em identificar, analisar e executar mudanças em todos os processos internos, padronizando algumas ações e oferecendo mudanças significativas em outras. O objetivo dessas intervenções é de oferecer aumento da produtividade através das transformações.

“O mundo corporativo recorre cada vez mais a sistemas de inteligência artificial que conseguem gerenciar grandes bancos de dados. Mas a tecnologia hoje vai além. Ela também permite mapear o ambiente em que está instalada e modificar a capacidade produtiva das empresas. Essa aliança que incorpora o RPA e a inteligência artificial entra como uma metodologia que agrega esses recursos tecnológicos, mas que também exige uma gestão do negócio preparada para fazer as mudanças orientadas pelas ferramentas”, explica Maria Cristina Diez, diretora comercial da Most Specialist Technologies, empresa que atua em sistemas de segurança digital há 22 anos.

“Não se trata de apertar botões e mudar a realidade das empresas automaticamente. É necessário aplicar as ferramentas de automação de modo que as ações alcancem performances mais expressivas. É um trabalho conjunto que une tecnologia, conhecimento de gestão e força de vontade. Se retirar qualquer um desses elementos da receita, o sistema pode vir a falhar ou apresentar resultados menos consistentes do seu potencial”, pontua a executiva da Most.

Do ponto de vista tecnológico, Diez revela que existem múltiplas ferramentas que podem auxiliar na execução do RPA e da inteligência artificial, e também no processo de gerenciamento das empresas. Segundo a diretora, investir em sistemas de TI que incorporem o atendimento ao cliente com segurança é um passo fundamental para a implementação do método.

“Muitas empresas hoje têm um grande potencial de crescimento reprimido em razão de suas próprias burocracias e fragilidades dos sistemas instalados. Os investimentos em RPA e inteligência artificial, incluindo bots responsáveis pela proteção dos dados em diversas camadas, tornam-se um caminho fundamental para quem pretende elevar esse crescimento”, avalia. “A adoção das tecnologias certas para a atividade empresarial faz parte da performance de todo empreendimento. O empreendedor contemporâneo vem descobrindo que inteligência humana e inteligência artificial precisam ser complementares”, conclui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de painéis...

Departamento do Comércio americano alerta para o risco de os estados comprarem scanners de segurança da chinesa Nuctech

Em uma recente denúncia publicada pelo portal The Daily Signal, autoridades americanas estão alertando os estados a cessar a compra de scanners de segurança da empresa chinesa Nuctech. O Departamento de Comércio dos Estados Unidos expressou sérias preocupações sobre a eficácia dos equipamentos fornecidos pela empresa Nuctech, destacando que seu baixo desempenho pode resultar em uma triagem de carga menos rigorosa, aumentando o risco de proliferação de materiais nucleares e radioativos. Diante da informação, as empresas brasileiras atendidas pela Nuctech também estão em alerta, já que ela possui uma linha de montagem na cidade de Carapicuíba, no estado de São Paulo, desde 2014 e atende clientes no segmento aeroportuário, portos e governos. A Nuctech, conhecida por fornecer scanners corporais e de carga para aeroportos e portos comerciais, tem sido alvo de sanções de segurança nacional nos últimos anos. Em 2020, o Departamento de Comércio dos EUA sancionou a empresa, citando que seus equ...

You Saúde entra para o ranking de negócios em expansão

  Crédito: You Saúde Empresa foi selecionada como negócio que teve crescimento expressivo em 2022 A You Saúde foi selecionada para a 2ª edição do ranking de Negócios em Expansão 2023. O objetivo do prêmio é dar visibilidade à história de lideranças empreendedoras aos contar suas conquistas e desafios. O ranking é o maior anuário sobre o crescimento de empresas de pequeno e médio porte do Brasil. A premiação acontece na próxima-quinta-feira (27/07), em São Paulo. O presidente da You Saúde, Rodrigo Felipe, representará a empresa durante o evento. O prêmio vai mostrar as empresas brasileiras emergentes que mais conseguiram expandir vendas e conquistar mercados ao longo dos últimos meses. Neste ano, serão classificados os negócios de acordo com a evolução da receita operacional líquida em 2022. Para o presidente da empresa receber esse prêmio é motivo de muito orgulho. É sinal que estamos no caminho certo. “Nós estamos entre os planos de saúde que mais cresce no Brasil e entre as empre...